Ética

Código de conduta

Nosso objetivo é manter uma conduta íntegra e séria em todas nossas relações e atitudes, sempre preservando nossos valores e respeitando as leis.

Conflitos de Interesses

É parte da relação de confiança agir e tomar decisões que estejam alinhadas aos valores e interesses da empresa. É dever daqueles que se relacionam com a Sulmix manifestarem qualquer situação que possa provocar um conflito de interesse. Inclui-se também, investimentos em empresas que irão prestar ou prestam serviços e quaisquer tipos de negócios que envolvam as partes.

Canal de Denúncias

Qualquer pessoa que tenha tido conhecimento de alguma situação ou prática que não condiz com nosso código de conduta, pode denunciar pelo email denuncia@sulmixdiluentes.com.br ou telefone (55) 991445662. A denúncia será tratada por um especialista designado, a investigação e os dados do denunciante serão mantidos em sigilo.

Concorrência

Respeitamos a livre concorrência e não temos intenção de prejudicar algum concorrente. Por isso, não toleramos:

• Publicar falsa afirmação para prejudicar um concorrente;

• Utilizar-se de algum meio fraudulento para desviar a clientela do concorrente.

• Dar ou prometer dinheiro ou outra utilidade ao empregado do concorrente para que ele falte ao dever do emprego.

• Criar confusão entre produtos e estabelecimentos.

Presentes e Brindes

A troca de presentes, brindes e entretenimento é comum no mundo dos negócios. Entretanto, esta prática deve ser conduzida com cautela, pois dar e receber determinados tipos de presentes pode acarretar situações desconfortáveis e afetar nossa relação de confiança.

• Não aceitar presentes, brindes e refeições com valor superior a 300 reais.

• Aceitar brindes institucionais como agendas, canetas, bebidas, etc.

• Receber produtos comestíveis e compartilhá-los com os colegas.

• Nossos Diretores também podem aceitar convites para entretenimentos (palestras, congressos, seminários, etc.).

• Independentemente do valor, não podemos receber quantias em dinheiro.

• Ao aceitarmos presentes e brindes de fornecedores e parceiros, podem ocorrer situações constrangedoras ou do fornecedor imaginar ter algum privilégio em fazer negócios conosco.

Fraude

Acreditamos nas pessoas e entendemos que é dever de todos promover a integridade nas relações empresariais.

Condutas de pessoas que usem a função para obter ganhos para si não são toleradas, como as seguintes:

• Alterar ou falsifi­car documentos, relatórios, balanços ou laudos.

• Manipular indevidamente dados de clientes ou fornecedores.

• Se passar por outro colaborador para assinar documentos, listas de presenças, relógio ponto ou enviar e-mail ou mensagem em nome da pessoa.

• Prometer vantagens, presentes ou propina para agentes públicos.

• Vender qualquer tipo de produto ou serviço da empresa sem ter autorização da diretoria.

Proteção de Dados Pessoais

É de responsabilidade de todos tomar a cautela necessária para a proteção dos dados pessoais e dados pessoais sensíveis existentes nos arquivos da empresa, sejam eles de clientes, fornecedores ou colaboradores.

Parte do compromisso de todos conhecer e respeitar as leis de privacidade e proteção de dados aplicáveis ao tratamento de dados pessoais, em especial a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Lei nº 13.709/2018).

É fundamental e inerente às atividades executadas a adoção de medidas culturais e técnicas para resguardar o sigilo das informações pessoais que circularem internamente, objetivando a proteção de direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos indivíduos.

A LGPD estabelece vários requisitos e obrigações que devem ser observados para a realização de atividades de tratamento de dados pessoais com o objetivo de manter os princípios de segurança e sigilo aos titulares e diminuir o risco de vazamento ou outras falhas internas que possam gerar danos.

Cumpre à empresa:

•           Zelar pelos dados cadastrais de nossos clientes, fornecedores e colaboradores (dados pessoais e dados pessoais sensíveis).

•           Não conceder acesso ou compartilhar dados com terceiros para propósitos particulares ou finalidades comerciais.

Cumpre ao colaborador:

•           Utilizar as informações as quais tiver acesso apenas para o estrito cumprimento de suas atividades laborais.

•           Não divulgar, copiar ou utilizar qualquer informação confidencial sem o devido respaldo legal ou o consentimento do Titular.

•           Ser cuidadoso ao discutir assuntos comerciais e detalhes pessoais de clientes ou fornecedores em locais de comum acesso da empresa.

Em caso de não cumprimento das obrigações o colaborador pode ser penalizado conforme o grau da falha, variando as penalidades de simples notificação até demissão por justa causa.